quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016





Para que o trabalho seja eficaz na EJA é necessário ter como aliado o resgate e valorização das experiências de vida.



Os alunos da EJA  trazem em sua história valores sociais, políticos, econômicos e culturais. Nesse contexto, compete à escola ampliar em seu currículo as ações que valorizem as vivências e os saberes de seus alunos, reafirmando, dessa forma, a valorização e resgate da cultura popular e identidade de seus povos.
Pode-se entender que a cultura popular pôde servir de elemento constituinte básico para a formação de qualquer unidade nacional, oferecendo a esta, uma memória, uma história a ser compartilhada e vivificada por toda a população. Cultura popular seria então um conjunto de práticas culturais exercidas intensamente pelas camadas  de uma determinada sociedade. Com o tempo, foi incorporando vários elementos criados e transformados pelo povo, renovando-se e reestruturando-se.
Procurando desenvolver as concepções críticas e conscientes sobre a realidade em que os educandos da Educação de Jovens e Adultos estão inseridos, torna-se imprescindível ampliar os universos culturais na tentativa de perceber e conhecer a importância da sua atuação, no contexto de resgate e valorização da cultura popular na comunidade escolar

.  Nessa perspectiva, o grande desafio das escolas é criar uma proposta ao qual levará seus educandos a refletirem junto aos seus educadores as habilidades a serem aprofundadas nas iniciativas de educação popular a serem desenvolvidas através de trabalhos e oficinas que levem em conta a realidade dos alunos, inovando métodos e procedimentos educativos de acordo com as competências e habilidades presentes nas Orientações Curriculares da Educação de Jovens e Adultos  de forma que ambos se identifiquem com a proposta, elaborem em parceria com outros órgãos as estratégias diferenciadas que sejam capazes de motivar, transformar o conhecimento de desenvolver competências, apresentando características peculiares tais como: Espírito inovador, criativo; sensibilidade e postura critica para reconhecer a diversidade étnica, cultural e de gênero do jovem e do adulto e as formas de inserção no mundo do trabalho; espírito de coletividade com vistas ao desenvolvimento de um trabalho pedagógico; visão global do currículo, postura multidisciplinar e contextualizada, favorecendo o planejamento coletivo de estratégias pedagógicas; percepção do educando e de si mesmo como adultos em processo continuo de formação; postura investigação na pratica educativa; compromisso ético e político com a dignidade humana.
Atividades como estas tornam a escola um lugar mais agradável, eficiente e atraente para nossos alunos, evitando a evasão e ampliando nossos horizontes educacionais.



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