quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Refletindo sobre Educação de Jovens e Adultos.






Caros colegas,

Hoje senti o desejo de falar sobre EJA assim como, a angustia dos profissionais que atuam na modalidade em encontrar suporte Andragógico que incentive a sua prática  em sala de aula. Inúmeros teóricos realizam contribuições para essa modalidade no entanto, muitas questões devem ser consideradas no espaço escolar para esse Jovem, Adulto e Idoso.

A Educação de Jovens e Adultos é uma prática tão antiga quanto a história da raça humana, ainda que recentemente ela tem sido objeto de pesquisa cientifica.

Considerar o conhecimento de mundo do educando é fundamental e por mais que as teorias fundamentem toda prática, faz-se necessário identificar as competências e habilidades que cada sujeito adquire e incentivá-lo a aperfeiçoar.

E afinal, como os jovens, adultos e idosos aprendem?

Nesta modalidade, as aprendizagens significativas acontecem quando  o aprendizado proporciona respostas práticas para os problemas do cotidiano,  a Andragogia trata-se de um caminho educacional que busca compreender o adulto com componentes humanos que englobam o psicológico, biológico e social. 

Em breve, trataremos de boas práticas educativas capazes de mudar a EJA e fortalecer a autoestima do aluno, mobilizando toda comunidade escolar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário